Instituto de Soldagem e Mecatrônica

Ensino, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem:
processos, procedimentos, equipamentos e instrumentação.
e-mail
 
Home Restrito e-mail Home


 Equipe
     
Gustavo Luis de Sousa
gustavo.ldesousa@gmail.com
Currículo Lattes


Horário

Natural de Florianópolis/SC, Gustavo é formado pelo Instituto Federal de Santa Catarina em Tecnologia em Mecatrônica Industrial desde 2013 e em técnico em Mecânica Industrial - Projetos desde 2010.

Iniciou o curso de Engenharia Elétrica pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2014, com previsão de término em 2018.

Em 2011, trabalhou a área de projetos da Xexeumar - Metalúrgica Náutica especializada em produtos de aço inoxidável para yatches de luxo - na área de desenvolvimento de novos produtos e de programação CAM para máquinas CNC como tornos, centros de usinagem e corte jato d'água.

Participou do projeto do maior yatche desenvolvido no Brasil, fabricado pela SchaeferYachts com 80 pés de comprimento.
Em 2013, trabalhou na equipe de engenharia da V8 Brasil - importadora de máquinas de solda e equipamentos para reparo automotivo. Atuou na equipe de P&D para melhoria dos equipamentos de solda, ajudou nos treinamentos e workshops da empresa sobre os produtos e as tecnologias empregadas. Também contribuiu na geração e manutenção de sistemas de rastreabilidade e controle de produção.

Começou suas atividades no LABSOLDA em 2015 para trabalhar no desenvolvimento de sistemas embarcados para máquinas de solda e sistemas robóticos de soldagem, sob orientação do Prof. Jair Carlos Dutra, Dr. Eng. e do Dr. Eng. Raul Gohr Júnior. O trabalho engloba principalmente as áreas de tecnologia de informação com ênfase em comunicação entre dispositivos, aliando conexão WIFI e suporte a longa distância. A atuação abrange a seleção de sistemas operacionais e embarcados para os diferentes dispositivos, protocolos de comunicação e interface com o usuário.

Atividades:
  • Desenvolvimento de sistema embarcado micro processado de tecnologia ARM;
  • Desenvolvimento da comunicação entre máquinas de solda, sistemas robotizados, sensores, IHM, entre outros, num sistema avançado de soldagem (SISA)
 

Copyright © 2005 - 2016, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.

Home Restrito e-mail Home