Instituto de Soldagem e Mecatrônica

Ensino, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem:
processos, procedimentos, equipamentos e instrumentação.
e-mail
 
Home Restrito e-mail Home


 Equipe
     
Hellinton Direne Filho
hellinton@labsolda.ufsc.br
Currículo Lattes


Horário

Nascido em 18/12/1985 em Arapoti – PR é Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua dissertação: “MIG/MAG CCC- Avanços na Tecnologia de Controle da Transferência Metálica como Solução para o Passe de Raiz”, foi defendida e aprovada no dia 11 de abril de 2014.

Atualmente realiza seu doutoramento junto ao programa do PosMec da UFSC sob a orientação do Prof. Dr. Jair Carlos Dutra e Coorientação do Dr. Régis Henrique Gonçalves e Silva. Os trabalhos a serem desenvolvidos estão ligados a estudos de soldagens de revestimentos utilizando ligas nobres, aplicáveis a componentes da indústria do petróleo e energia.


Ingressou no LABSOLDA em fevereiro de 2008, onde já desenvolveu trabalhos em diferentes processos de uniões, como, desenvolvimento de ligas especiais para soldagem de revestimento PTA-P; Estudos e aplicações para o processo de soldagem TIG pulsado térmico alimentado aplicado ao alumínio; Estudos e aplicações para o processo de soldagem TIG alimentado aplicado ao aço inoxidável; Estudos e aplicações para o processo de soldagem TIG aplicado a ligas de cobre; Soldagem plasma, utilizando a técnica “keyhole”; Caracterização de materiais soldados, com respectivas analises metalográficas, química e de propriedades mecânicas e físicas.


Como experiências profissionais destacam-se os estágios realizados nas empresas:

  • Netzsch do Brasil, com atividades voltadas para área de elastômeros, adesivos e simulações de transferência de calor.
  • Whirpool S/A – Unidade Embraco, atuando com análises de falha; análise topográfica de superfícies; avaliação de recobrimentos para alto desempenho.
  • Comil Ônibus S/A, com trabalhos voltados para área de materiais compósitos.
  • Wiest Escapamentos S/A, Trabalhando com qualificação de soldadores e qualificação dos produtos desenvolvidos pela empresa, através de estudos das propriedades mecânicas e metalúrgicas dos materiais.


Atividades:
  • Gerenciamento do projeto Solda Duto;
  • Aplicação do Processo Soldagem PTA-P para o revestimento de tubos de parede d’água, utilizando depósitos de ligas de Inconel;
  • Aprimoramentos do Processo de Soldagem CCC.
 

Copyright © 2005 - 2016, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.

Home Restrito e-mail Home