Instituto de Soldagem e Mecatrônica

Ensino, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem:
processos, procedimentos, equipamentos e instrumentação.
e-mail
 
Home Restrito e-mail Home


 Equipe
     
Rafael Gomes Nunes Silva
rafael.nunes@grad.ufsc.br
Currículo Lattes

Horário
RDAs: 

Rafael Gomes Nunes Silva nasceu em Belo Horizonte – MG, em 13 de julho de 1992.
Ingressou no curso de Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Santa Catarina em 2011 e realizou intercâmbio na Hochschule Offenburg University of Applied Sciences (Offenburg, Alemanha) nos anos de 2013 e 2014 pelo programa de estudo alemão Baden-Württemberg Stipendium. No que tange à soldagem, realizou estágio nas seguintes empresas:

  • Schulz S.A. (Joinville, SC, Brasil), no período de set/2012 a jan/2013, onde auxiliou no desenvolvimento de procedimento de soldagem e conformação de materiais; na qualificação de soldadores e procedimentos de soldagem; na avaliação de métodos de soldagem e conformação de vasos de pressão e no desenvolvimento inicial de soldagem STT (Surface Tension Transfer) para soldagem circunferencial de reservatório de ar.
  • DURUM Verschleiss-Schutz GmbH (Willich, Alemanha), no período de mar/2014 a jul/2014 no setor de Pesquisa e Desenvolvimento, onde foi responsável pelo desenvolvimento de componentes para os processos de soldagem PTA e MIG para a aplicação de revestimento interno e externo de acessórios.

Iniciou as atividades no Labsolda em fevereiro de 2012, já exercendo funções de análise metalográfica microestrutral e macroestrutural de procedimento de soldagem; estudo e aplicação dos processos de soldagem TIG por duplo cátodo e por contricção catódica, objetivando o aumento da produtividade comparado ao processo convencional; e estudo e desenvolvimento do projeto de revestimento por soldagem PTA-P por Inconel 625, objetivando proteção contra corrosão, aplicado na indústria de óleo e gás.


Atividades:

Responsável pelo estudo e desenvolvimento do processo de soldagem TIP com alimentação dinâmica de arame visando aplicações de revestimento e união de juntas em dutos e tubulações INOX na indústria de óleo e gás.

 

Copyright © 2005 - 2016, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.

Home Restrito e-mail Home