Tecnologia para aplicação do passe de raiz em tubos desenvolvida no LABSOLDA foi notícia na Revista Corte e Conformação de Metais

A matéria foi publicada na edição de Janeiro de 2017 com o título: Instituição desenvolve sistema de passe de raiz para soldagem orbital. Os equipamentos e a técnica para confecção de raizes de solda por meio do processo MIG/MAG para união orbital automatizada de tubos foram desenvolvidos como parte do projeto de pesquisa SOLDADUTO.

O projeto SOLDADUTO tem como objetivo o desenvolvimento de sistema integrado que permita a plena automação da soldagem orbital de união de dutos na construção de tubulações de médio e grande porte, aumentando a qualidade e produtividade do resultado destas operações.

"Dentro do LABSOLDA (Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem), trabalhos relacionados com a soldagem orbital vêm sendo pesquisados há mais de 10 anos e este trabalho foi uma continuação do que muitos pesquisadores já vêm realizando na história do laboratório. O motivo principal do desenvolvimento e aprimoramento dessas tecnologias visa criar condições nacionais e abertas para realização de pesquisas em soldagem, sem ficar na dependência de equipamentos comerciais com tecnologia importada, muitas vezes com suas tecnologias restritas." Francisco Sartori, M. Eng.