Apresentação de Trabalho de Mestrado - Rafael Albino Bernardi

20180309 convite defesa Rafael Bernardi
Investigações de Ordem Operacional e Implementação de Tecnologias para Soldagem Subaquática Molhada com Eletrodos Revestidos
Autor: Rafael Albino Bernardi

Data: 09/03/2018, 14h00min
Local: Auditório Elke Hering (Biblioteca Universitária), Campus Universitário Trindade, Florianópolis/SC

Orientador: Prof. Régis H.Gonçalves e Silva, Dr. Eng.

Resumo:

O processo de soldagem eletrodo revestido é largamente aplicado em operações subaquáticas em ambiente molhado, tendo em vista seu desempenho aceitável e baixo custo de implementação. No entanto, a realização deste processo manualmente apresenta desafios operacionais intrínsecos, como risco ao soldador mergulhador, o desconforto da troca constante de eletrodos e a redução de visibilidade do arco e poça de fusão. A automação, aliada ao desenvolvimento de fontes de soldagem especiais, contribui para sanar tais problemáticas. Neste contexto, o presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um sistema e base científica e tecnológica para a automatização da soldagem submarina molhada com eletrodos revestidos. Essencialmente, apresenta as etapas de desenvolvimento de um subsistema AVC e da atuação do sistema mecanizado e fonte de soldagem. Além disto, aborda o estudo do comportamento do processo em função dos parâmetros elétricos, incluindo investigações prévias sobre a aplicação da corrente pulsada. A técnica de abertura do arco desenvolvida permitiu maior precisão e repetibilidade, ao simular os movimentos do soldador com maior dinâmica e de maneira controlada. Foi possível a melhoria da estabilidade do comprimento do arco elétrico por meio da implementação do controlador PI. Também foram desenvolvidas metodologias para a compensação da queda de tensão sobre eletrodo, que é mutante ao longo do consumo do mesmo. Em relação ao estudo fenomenológico de comportamento do processo, filmagens em alta velocidade proporcionaram a análise da dinâmica das bolhas, correlacionadas com a taxa de fusão dos eletrodos. De maneira geral, os resultados elucidam a estreita relação entre o comportamento do sistema de mecanização, incluindo o AVC, e os parâmetros elétricos e funcionalidades da fonte de soldagem para o bom desempenho da automação do processo eletrodo revestido em ambiente molhado.