Desenvolvimento de um Sistema Automatizado para Soldagem Circunferencial Interna em Tubos de Aço Cladeados com Liga 625

tig alimentado

O projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação proposto tem como objetivo global a disponibilização de um sistema orbital automatizado para soldagem circunferencial interna em tubos de aço C Mn cladeados internamente com CRAs na produção de dutos (risersrígidos), via processo TIG alimentado, dotado de sistemas de controle de posição e correção de trajetória e correção de parâmetros de soldagem por sensoriamento via arco e via LASER. A aplicação do processo PTA-P será também avaliada.


Avanços no Processo TIG Aplicado à Soldagem Orbital Automática e Semi-automática de Tubulações

tig soldagem orbital de tubulacoes

O projeto tem como objetivo a disponibilização e adequada implementação de novas tecnologias de soldagem semi-automática e automática orbital nas operações de soldagem inseridas na construção e montagem de dutos e tubulações, que permitam aumento de produtividade. As inovações serão baseadas no processo TIG em duas de suas variantes (injeção tangencial de arame e arame pulsado) alternativamente aos processos MIG/MAG e Eletrodo Revestido, para soldagem de tubulações de aços inoxidáveis e ligas de Níquel.


Soldagem MIG/MAG com Técnicas não Convencionais para Obtenção de Alta Produtividade

automacao soldagem cc

Este projeto se baseia na possibilidade de utilização de uma situação de soldagem tradicionalmente considerada não possível de ser utilizada devido à instabilidade do arco e à geometria completamente inadequada do cordão de solda. Trata-se da utilização da polaridade negativa do eletrodo (CC-). A instabilidade pode ser resolvida pela utilização da solda em uma faixa de corrente adequada e pela utilização de uma determinada composição de gás para o arco.


Sistema Avançado de Soldagem para o Setor de Petróleo e Gás com Ênfase em Estruturas de Alumínio (SISASOLDA)

sistema avancado de soldagem sisa

O objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de um sistema avançado de soldagem, que permita a fabricação de componentes estruturais e de dutos focado na indústria naval e de petróleo e gás, com ênfase na soldagem do alumínio. O intuito é dotar o sistema com tecnologias inovadoras para se obter o máximo de autonomia nas operações de soldagem, aliando ao mesmo tempo: (1) sensoriamento; (2) base de dados; (3) tecnologias de informação; (4) inspeção e rastreabilidade; (5) módulo de controle.


Sistema Multifuncional para Soldagem Automática de Dutos - Acoplamento e Manipulação Robótica (SOLDADUTO)

soldaduto 01

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de sistema integrado que permita a plena automação da soldagem orbital de união de dutos na construção de tubulações de médio e grande porte, aumentando a qualidade e produtividade do resultado destas operações. O sistema incluirá fonte de soldagem, manipulador robótico e periféricos com alimentadores de arame, tochas de soldagem e equipamento para correção em malha fechada da posição da tocha.


Sistema de Soldagem Orbital de Tubos de Grande Diâmetro com Sensoriamento a LASER

sensor laser metavision 03

A soldagem por fusão é o processo de fabricação com mais dificuldade de automação. Exceção a isto são as indústrias automotivas em razão de trazerem toda a tecnologia do exterior. Assim, o objetivo geral deste projeto é produzir não só tecnologia genérica para automação da soldagem, mas sim oferecer ao mercado, principalmente para a indústria naval e de petróleo e gás, um equipamento para soldagem automática utilizando um rastreador LASER.