EMC 5204 - Soldagem

Carga Horária: 5ª feira: 10:10-11:50 Teórica: 70% Prática: 30%

Pré-requisitos

Ementa

A disciplina prevê uma apresentação global sobre os processos de soldagem para aplicações de união e revestimento, com forte correlação com a realidade prática. Neste contexto, serão abordados os princípios físicos dos processos, os tipos de fontes de energia, as aplicações industriais, os sistemas tecnológicos, automação da soldagem e técnicas de monitoração e inspeção,com foco nos processos mais industrialmente relevantes nacionalmente. O conteúdo será fortemente suportado por exemplos práticos de aplicações de Soldagem e sua Automação nas aulas teóricas e práticas.

Panorama sobre os Processos de Soldagem e sua Automação;
Processo MIG/MAG;
Processo TIG;
Processo Plasma;
Automação para soldagem (características construtivas e funcionais, programação, aplicações, sensores);
Variantes Modernas dos Processos a Arco (MIG/MAG modificado; TIG com constrição catódica, TIG com Duplo-Eletrodo, TIG alimentado com arame pulsado);
Monitoração e análise por imagem (filmagem em alta velocidade, filmagem termográfica, filmagem convencional, aquisição de dados elétricos);
Inspeção de juntas e revestimentos soldados (técnicas de ultrassom, radiografia, líquido penetrante, inspeção visual, partículas magnéticas).

Forma de avaliação

• Provas Parcial e Final e relatórios de atividades.

Bibliografia básica

• Apostilas do LABSOLDA
  • Welding Handbook AWS
  • Artigos selecionados de periódicos científicos disponíveis no LABSOLDA e no portal CAPES
  • The Orbital Welding Handbook - Polysoude
  • Artigos técnico-científicos selecionados
  • Apresentações de aula e anotações complementares individuais
  • Manuais de equipamentos abordados
  • Direne Filho, H. MIG/MAG CCC - Avanços na Tecnologia de Controle da Transferência Metálica como Solução Industrial para o Passe de Raiz, Dissertação de Mestrado, UFSC - 127 f. 2014. 106 f. (disponível em www.labsolda.ufsc.br)
  • Marques, C. Prospecções da Natureza Física da Soldagem MIG Automática de Ligas de Alumínio Dissertação de Mestrado, UFSC - 127 f. 2013. 101 f. (disponível em www.labsolda.ufsc.br)
  • MACHADO, Ivan Guerra. Soldagem & tecnicas conexas: processos. Porto Alegre (RS): Ed. do Autor, 1996. x, 477p.
  • MARQUES, Paulo Villani; MODENESI, Paulo José; BRACARENSE, Alexandre Queiroz. Soldagem : fundamentos e tecnologia. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005. 362p.
  • SCOTTI, Américo; PONOMAREV, Vladimir. Soldagem MIG/MAG: melhor entendimento melhor desempenho. São Paulo: Artliber, 2008. 284 p. ISBN 9788588098428
  • GAREIS, Bernardo. A soldagem, simples como ela e. Recife: SACTES, 1994. 221p. (Manuais tecnicos, 9)
  • ASSOCIACAO BRASILEIRA DE METAIS.; WAINER, Ann Helen. Soldagem./ Emilio Wainer (ed.). 15. ed. São Paulo (SP): ABM, 1980. 720 p.
  • MARQUES, Paulo Villani. Tecnologia da soldagem. Belo Horizonte: ESAB, 1991. 352p.
    QUITES, Almir Monteiro; DUTRA, Jair Carlos. Tecnologia da soldagem a arco voltaico. Florianópolis, SC: EDEME, 1979. 250p.
  • SILVA, R. H. G. Inovações em Equipamentos e em Parametrização no Processo de Revestimento por Plasma-Pó (PTA-P). 2010. 265 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. (disponível em www.labsolda.ufsc.br)
  • SILVA, Régis Henrique Gonçalves e; DUTRA, Jair Carlos. Processo PTA-P - Uma revisão da literatura como base para inovações: parte 2 de 2: comportamento térmico e cinemático do pó, parâmetros e consumíveis do processo. Soldagem e Inspeção [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 173-183. ISSN 0104-9224. (disponível em www.labsolda.ufsc.br)
  • SILVA, R. H. G. E.; DUTRA, J. C.. Processo PTA-P – Uma Revisão da Literatura como Base para Inovações. Parte 1 de 2: Elementos Construtivos. Soldagem e Inspeção, v. 17, N°. 1 , Jan/Mar 2012. (disponível em www.labsolda.ufsc.br)