Régis Henrique Gonçalves e Silva
Supervisor - Diretor de P&D

E-mail: regis.silva@labsolda.ufsc.br
Lattes: lattes.cnpq.br/7900356071046936

É graduado em Eng. Mecânica pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio curricular no Fraunhofer IPT - Aachen, Alemanha, e Mestre em Engenharia Mecânica pela mesma Universidade. Também na UFSC teve aprovada sua tese de Doutorado em Eng. Mecânica, tendo completado período de estágio doutoral no Instituto SLV de Munique, Alemanha. Finalizou em 2014 seu pós-doutorado, conduzido no LABSOLDA / UFSC. Desde setembro de 2014, integra o corpo docente do Departamento de Eng. Mecânica da UFSC, onde atua como coordenador do Instituto de Soldagem e Mecatrônica - LABSOLDA. É responsável direto pela cooperação do LABSOLDA com instituições estrangeiras e trabalha com ênfase em P, D & I em Processos de Soldagem e sua Automação, nos seguintes temas: tecnologias de monitoração e controle da soldagem MIG/MAG para controle de trajetória, da transferência metálica e da estabilidade do processo, soldagem PTA-P, soldagem a Laser, reparo e revestimento por soldagem, soldagem de pinos (stud welding), soldagem orbital, automação da soldagem, processos híbridos e manufatura aditiva. Possui mais de 140 trabalhos publicados em periódicos técnico-científicos e anais de eventos nacionais e internacionais, além de um pedido de patente depositado e duas carta-patentes outorgadas. É editor associado da Revista Soldagem e Inspeção e revisor de mais dez periódicos (nacionais e internacionais).

He has a degree in Mechanical Engineering from UFSC-Federal University of Santa Catarina, with a curricular internship at the Fraunhofer IPT-Aachen, Germany, and a Master's degree in Mechanical Engineering from the same University. Also at UFSC he had his PhD thesis in Mechanical Engineering approved, having completed a doctoral internship at the SLV Institute in Munich, Germany. In 2014, he completed his post-doctorate, conducted at LABSOLDA / UFSC. Since September 2014, he has been a member of the faculty of the Department of Mechanical Engineering at UFSC, where he acts as coordinator of the Welding and Mechatronics Institute -LABSOLDA. He is directly responsible for the cooperation of LABSOLDA with foreign institutions and works with an emphasis on R, D & I in Welding Processes and their Automation, on the following topics: Plasma, TIG and MIG / MAG welding monitoring and control technologies for trajectory, metal transfer and process stability control; PTA-P welding; Laser welding; welding repair and coating/cladding; stud welding; orbital welding; welding automation and sensoring; hybrid processes; and additive manufacturing. He has more than 140 papers published in technical-scientific journals and annals of national and international events, in addition to a patent application filed and two letters-patents granted. He is an associate editor of the Revista Soldagem e Inspeção and a reviewer for ten more journals (national and international).

Atualmente, coordena atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos, dispositivos de automação, sistemas e procedimentos de soldagem, atuando em laboratório e em campo, leciona diversas disciplinas dos cursos de graduação da UFSC (Eng. Mecânica, Eng. de Materiais, Eng. de Controle e Automação) e do programa de pós-graduação em Eng. Mecânica, POSMEC - UFSC, e coordena atividades de extensão destinados ao público externo e empresas parceiras. Realiza também a confecção de propostas de projetos, produção de artigos científicos, e é responsável pelas relações externas (nacionais e internacionais) junto aos setores acadêmico e industrial, pelo planejamento e realização de treinamentos, divulgação, patenteamento, além da orientação de técnicos e bolsistas do LABSOLDA.