Mateus Barancelli Schwedersky
Diretor Técnico

Lattes: lattes.cnpq.br/0497423837444915

Pesquisador na área de processos, automação e metalurgia da soldagem, atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no LABSOLDA-UFSC desde 2007, ano que ingressou como bolsista de iniciação científica ainda durante o curso de graduação. Desde então, se dedicou de forma integral ao laboratório, participando das atividades de ensino, pesquisa e auxiliando na orientação de trabalhos técnicos e científicos junto aos alunos de graduação e pós-graduação. Atua também de maneira intensa na administração do LABSOLDA-UFSC e no gerenciamento dos projetos institucionais do laboratório, projetos de PeD em parceria com empresas e com outras instituições de ensino e pesquisa. Participou de desenvolvimentos de equipamentos e procedimentos para aplicações industriais envolvendo diferentes processos de soldagem, principalmente em versões automatizadas. Graduado no Curso de Engenharia de Materiais da UFSC, concluiu em 2011 o Mestrado em Engenharia Mecânica (POSMEC-UFSC) na área de processos de fabricação com foco no estudo e comparação da produtividade dos principais processos de soldagem a arco. No ano de 2015 concluiu o Doutorado em Engenharia Mecânica (POSMEC-UFSC) que teve como tema o estudo e desenvolvimento do processo de soldagem TIG Duplo Eletrodo, sendo pioneiro no estudo dessa variante no Brasil. Realizou em 2013/2014 o estágio de Doutorado Sandwich no Instituto de Pesquisa especializado em soldagem ISF (Institut für Schweisstechnik und Fügetechnik) da Universidade RWTH (Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen) na cidade de Aachen - Alemanha, período no qual realizou atividades de estudo e desenvolvimento do processo de soldagem TIG Duplo Eletrodo.

Principais linhas de pesquisa:

• Pesquisa e desenvolvimento dos processos de soldagem a arco: MIG/MAG, TIG, Plasma-Keyhole, PTA, Plasma-MIG e outros.
  • Desenvolvimento de equipamentos e sistemas para automação de processos de soldagem a arco, tochas de soldagem especiais e equipamentos para soldagem de alto desempenho.
  • Tecnologia da Informação aplicada na automação, processos de soldagem e educação.
  • Desenvolvimento de tecnologias especiais para o aumento da produtividade dos processos com eletrodos de tungstênio.