LABSOLDA AMPLIA INFRAESTRUTURA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA UFSC

Representantes da Petrobras estiveram em Florianópolis no dia 8 de agosto para inaugurar novas instalações no Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA), que concluiu em julho projeto ligado ao transporte de petróleo e gás. Após a cerimônia de inauguração foram foitas demonstrações de processos de soldagem no bloco B do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A obra renova o layout do laboratório, e foi viabilizada com contribuição de premiação recebida pelo LABSOLDA em 2017. “Recebemos recursos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por termos conquistado o segundo lugar na categoria Instituição de CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação) no Prêmio Stemmer Inovação Catarinense”, disse o Prof. Régis Henrique Gonçalves e Silva, Supervisor do LABSOLDA. Ele também ressalta o apoio do EMC, nas etapas de planejamento e execução. A ampliação da infraestrutura de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é complementada pelos investimentos da Petrobras em avançados sistemas tecnológicos.

O novo espaço de 140 metros quadrados se soma aos cerca de 676 metros quadrados já disponíveis no LABSOLDA e abrigará professores e pesquisadores – de alunos da Graduação com bolsas de Iniciação Científica até doutorandos.  Há salas especiais para equipamentos e instrumentos com os quais o laboratório realiza atividades de ensino e pesquisa de ponta, além de prestar serviços tecnológicos ao setor industrial.

A pedido da Petrobras, pesquisadores do LABSOLDA desenvolveram novas tecnologias de soldagem que tornam mais rápido e eficiente o processo de “emendar” diferentes seções de tubos para construir tubulações de materiais não convencionais, como aços inoxidáveis, segundo o Prof. Régis, coordenador do projeto. Um dos produtos da pesquisa é o Módulo de Alimentação Dinâmica, que permitiu ao laboratório investigar e otimizar a aplicação de novas técnicas de soldagem usadas em etapas de construção de tubulações destinadas a conduzir petróleo, gás e derivados. Da investigação resultaram também teses de doutoramento, dissertações de mestrado e artigos em periódicos científicos, como exemplos de produção acadêmica.

Informações à imprensa:
Heloisa Dallanhol (48) 98418 1180.
Divulgação do Departamento de Engenharia Mecânica