Instituto de Soldagem e Mecatrônica

Ensino, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem:
processos, procedimentos, equipamentos e instrumentação.
e-mail
 
Home Restrito e-mail Home


 Projetos >Instrumentação
 

MVG - 3

Características do Equipamento

O MVG 3 é um instrumento para medição de vazão de gases com performance especialmente concebida para aplicação em processos de soldagem

  • Os instrumentos de medição de vazão de gases normalmente utilizados são baseados na determinação do fluxo volumétrico dos gases e, sendo estes fluidos compressíveis, tal medição é fortemente influenciada pela pressão a que os gases estão sujeitos, afetando a calibração. Em soldagem, de acordo com o tipo de tocha e comprimento das mangueiras, pode ocorrer grande perda de carga, implicando em variação da pressão no instrumento se não houver uma compensação por intermédio de reguladores de pressão.
  • Diferente destes medidores convencionais, o MVG 3 utiliza um sensor que independe da pressão, pois é baseado em princípios de medição mássica, tipo “thermal flow”, cujo resultado da medição não é afetado pela variação de pressão. O sinal de saída do sensor é tratado por um sistema eletrônico micro-processado, e a vazão medida é mostrada ao usuário por um display de LCD.

Descrição

  • O MVG 3 é um equipamento estável na medição e com rápida resposta às variações de fluxo.
  • O equipamento utiliza um sensor do tipo mássico, de modo que o resultado da medição não é afetado pela variação de pressão.
  • Como padrão, o MVG 3 vem configurado para realizar medição dos gases Argônio (Ar), Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2) e Gás Carbônico (CO2), podendo também ser calibrado para outros gases e misturas.
  • Além da medição de vazão instantânea, pode-se ainda contabilizar a vazão acumulada ao longo do tempo.
  • Também é possível configurar uma faixa de vazão fora da qual um alarme é acionado, assim, essa função pode ser usada para impedir o funcionamento do processo fora da vazão especificada.

Características do sistema

  1. Display de LCD que demonstra com clareza as funções e as informações selecionadas
  2. Saída analógica do sinal do sensor mássico que permite a comunicação direta com uma placa de aquisição
  3. Saída RS 232 que permite o acoplamento direto com a porta serial de um microcomputador
  4. Entrada digital que habilita o monitoramento da faixa de vazão, sendo muito útil quando se trabalha com linhas de vazão intermitente, característicos na soldagem

 


Dados Técnicos

MVG-3

 

Faixas de Medição 0 à 20 l/min
Posição de Trabalho Qualquer posição
Alimentação 110 / 220 V monofásica
Pressão máxima de trabalho 3 bar
Dimensões ( altura x largura x prof. ) 180 x 113 x 52,5 mm
Peso total do Instrumento 725 g



Observações:
A empresa SPS - Sistemas e Processos de Soldagem é responsável pela comercialização deste produto. Portanto, informações sobre preço, prazo, entrega ou demais informações, consulte o site:

www.sps-soldagem.com.br
 
 

Copyright © 2005 - 2016, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.