Instituto de Soldagem e Mecatrônica

Ensino, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem:
processos, procedimentos, equipamentos e instrumentação.
e-mail
 
Home Restrito e-mail Home


 Projetos >Softwares
 

SAC - Sistema Avançado de Controle

Ferramenta Computacional para o Controle de Processos de Soldagem a Arco



O Sistema Avançado de Controle, visa criar uma interface de controle para as diversas fontes de soldagem a partir do ambiente windows. Esse software propicia a simulação das mais diversas formas de onda a partir do ambiente gráfico fornecido pelo windows®, possibilitando os devidos estudos, ensaios e aplicações das novas filosofias de pulsação e análise de ruído acústico.

O SAC possui uma interface amigável com o operador, o que facilita a intervenção com os diferentes processos de soldagem que o sistema comanda, bem como, disponibiliza ferramentas que fornecem suporte à manipulação de formas de onda de soldagem de maneira simples e efetiva.

Disposição Conceitual do Sistema Avançado de Controle


O sistema de controle da plataforma, como ilustra a figura, é o responsável por decodificar os comandos dados pelo operador e agir diretamente sobre o ‘atuador do sistema’. Por outro lado, o ‘sistema de aquisição’ faz as leituras das variáveis de soldagem e as exibe novamente ao usuário por meio da interface da plataforma.

 

Entretanto, a disposição conceitual do SAC, quando implementada, adquire formatos condizentes com a tecnologia disponível no mercado e de domínio da equipe do LABSOLDA. Dessa maneira, a disposição física do Sistema Avançado de Controle, conta com dois microcomputadores que se comunicam por meio de suas portas seriais, responsáveis pela interface com o usuário, aquisição de sinais e controle dos processos. O atuador do sistema é uma fonte de soldagem.

 


Disposição física do Sistema Avançado de Controle

 

A utilização de duas CPU’s para a implementação do SAC advém do fato de se necessitar de dois sistemas operacionais diferentes na atual concepção da plataforma, o Ms-Windows e o Ms-DOS. Como comentado no capítulo 2, apesar de fornecer ferramentas para tratamento de processos em tempo real altamente funcionais, o Ms-DOS não disponibiliza uma interface com o usuário versátil nos níveis de exigência do SAC. Por outro lado, o Ms-Windows, que fornece uma interface altamente intuitiva com o operador, dificulta intervenções substanciais de hardware, o que se vê extremamente necessário para o efetivo controle dos processos de soldagem.

Neste sentido, implementou-se a estrutura de controle do SAC sobre o programa “Oscilos v 3.1”, um software de aquisição de sinais de soldagem também desenvolvido no laboratório e inteiramente estruturado sobre o sistema operacional Ms-DOS. Dessa maneira, todas as lógicas de intervenção sobre a fonte de soldagem ficaram agrupadas na “CPU 2”, que faz tanto o controle dos processos de soldagem quanto a aquisição de sinais.

A interface de controle, no entanto, foi totalmente desenvolvida sobre a plataforma Ms-Windows, “CPU 1”, permitindo o rápido acesso as variáveis de cada processo, bem como, flexibilizando o desenho de formas de onda de soldagem nas diferentes modalidades, utilizando-se das ferramentas gráficas que a plataforma em questão disponibiliza.

A utilização de duas unidades de processamento, apesar de inadequado do ponto de vista funcional e até econômico, permitiu o desenvolvimento paralelo do SAC, acelerando os progressos na sua implementação, além de criar o conceito de modularidade da plataforma, ou seja, a perfeita separação entre cada vertente do sistema, controle, aquisição, interface e atuação, o que o deixa apto a se moldar a novos conceitos tecnológicos.


Observações:
A IMC - Engenharia de Soldagem é a empresa responsável pela comercialização deste produto. Portanto, informações sobre preço, prazo, entrega ou demais informações, consulte o site:
www.imc-soldagem.com.br
 
 

Copyright © 2005 - 2016, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.

Home Restrito e-mail Home