Instituto de Soldagem e Mecatrônica

Ensino, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem:
processos, procedimentos, equipamentos e instrumentação.
e-mail
 
Home Restrito e-mail Home


 Projetos >Instrumentação
 

TC-1

Instrumento para Medição de Tensão e Corrente

Características do Equipamento

Este instrumento foi desenvolvido para aplicação em medição de tensão e corrente de soldagem, com saída de valores instantâneos, médios e eficazes disponíveis para leitura por microcomputador dotado de placa com conversor analógico digital. Estas saídas são isoladas da parte de potência por transdutores de efeito Hall, o que confere total segurança para uso com microcomputadores porque evita problemas de aterramento.



Descrição


A soldagem se caracteriza por trabalhar com correntes elevadas e baixa tensão e a utilização de fontes eletrônicas transistorizadas chaveadas contribui com mais um elemento característico: o chamado "ruído eletromagnético", provocado pelo chaveamento dos semicondutores de potência. 

Assim, o dispositivo destinado a medição em soldagem deve estar apto a tratar sinais com as peculiariedades acima descritas, ou seja: tensão em torno de 60 V, corrente de 500 A, possuir filtros para tirar a componente de alta frequência provocada pelo chaveamento dos transistores e, principalmente, propiciar isolamento galvânico entre a parte de potência (fonte) e a de aquisição. 

Com base nestas exigências foi desenvolvido o instrumento de medição TC-1, o qual, além de satisfazer as condições exigidas, possui dois "displays" para apresentação dos valores de tensão e corrente em valor médio ou eficaz. O usuário pode selecionar através de uma chave no painel se deseja ver somente valores médios, eficazes ou ainda alternando um e outro. O valor eficaz é fundamental quando se está soldando com corrente pulsada onde a diferença entre este e o valor médio é bastante acentuada.

Neste caso o primeiro é o valor representativo para cálculo de consumo específico. O instrumento possui também saídas dos valores instantâneos, médios e eficazes de corrente e tensão em uma faixa de 0 à 10 V.



Princípio de Funcionamento

As entradas de medição do instrumento são dois transdutores de efeito Hall, um para isolar a tensão, outro para corrente. Estes dispositivos comportam-se como transformadores de corrente com relações do tipo 1:2000, 1:1000, dependendo do modelo e da corrente nominal. Medem correntes independentes da forma de onda, seja contínua, alternada, pulsada, tendo excelente resposta dinâmica o que garante a reprodução perfeita das formas-de-ondas de tensão e corrente medidas. 

O sinal de saída dos transdutores é então filtrado e amplificado, obtendo-se os valores instantâneos. Com o uso de filtros ativos e de um componente eletrônico que calcula o valor eficaz real, obtém-se os valores médios e eficazes.

 

Utilização

O instrumento pode ser utilizado individualmente através da leitura visual dos displays ou acoplado a um microcomputador. Pode ser conectado em fontes de corrente contínua ou alternadas. 

  • Tensão: 60 V, no máximo; 
  • 2 opcionais de Corrente:
    • 900 A de pico, 500 A nominais ou 
    • 600 A de pico, 300 A nominais

 

ATENÇÃO: esta unidade não pode ser ligada em máquinas TIG com ignitor de alta frequência.Para medições mais precisas, deve-se deixar o aparelho ligado em torno de 30 min. antes dos ensaios para que este atinja sua temperatura de calibração.



 
 

Copyright © 2005 - 2016, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.

Home Restrito e-mail Home