Escrito por SILVA, R. H. G.; Dutra, J. C.; PIOTROVSKI NETO, J.; ANDRADE, J. F.; VIVIANI, A. B.

:: Artigo completo em PDF

RESUMO

A relevância da geração termelétrica se acentua continuamente no Brasil e esforços são engendrados para a melhoria das operações das usinas, na busca por impactos dire-tos em relação ao incremento da disponibilidade de máquina. Neste contexto, o presente trabalho descreve ações para o au-mento da vida útil de elementos tubulares de caldeiras pelo aumento de sua resistência a mecanismos de desgaste do tipo corrosão e erosão atuantes no ambiente interno à caldeira, via revestimento por soldagem com ligas metálicas especiais. Solu-ções foram desenvolvidas tanto para o revestimento de paredes d'água, como de tubos individuais de superaquecedores, abran-gendo processos inovadores de soldagem (MIG/MAG Pulsado, MIG/MAG Pulsado AC, CMT e TIG) e geração de tecnologias para automação da soldagem de revestimento.

Palavras-chave: Cladding, Mecanização, MIG/MAG, Over-lay, Soldagem TIG

Referência:

SILVA, R. H. G.; Dutra, J. C.; PIOTROVSKI NETO, J.; et al. Inovações em Revestimentos Automatizados de Tubos e Paredes d'Água de Caldeiras de Unidades de Geração Termelétrica para Mitigação de Desgaste. Anais VIII CITENEL e IV SEENEL. Costa do Sauípe, 2015. 12 p.

Copyright © 2005 - 2015, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.

Home Restrito e-mail Home