Pesquisadores do LABSOLDA promovem Curso de Capacitação no Processo de Soldagem Stud Welding

labsolda curso stud welding 00

O curso foi ministrado no LABSOLDA para colaboradores Petrobras, entre os dias 13 e 16 de março de 2023 com carga horária de 30 HA, sendo 12 teóricas e 18 práticas.

Durante o evento foram abordados os seguintes temas:
1 - Preâmbulos: Definição de soldagem. Características gerais dos processos de soldagem por fusão e sem fusão. Física da Soldagem a arco: O arco voltaico, seu comportamento dinâmico e estático. Polaridade elétrica. Poça de fusão. Influência dos gases na soldagem a arco elétrico. Histórico e princípio de funcionamento do processo Stud Welding. Vantagens do Processo Stud Welding. Modalidades de soldagem Stud Welding, segundo faixa de aplicação
2 - Processo Stud Welding - modo Arco Retraído: sistema tecnológico, parâmetros, operação e exemplos de aplicação, tipos de consumíveis (incluindo submodo short cycle, arco rotativo, proteção gasosa).
3 - Processo Stud Welding - modo Descarga Capacitiva: sistema tecnológico, parâmetros, operação e exemplos de aplicação, tipos de consumíveis (com Gap e com contato, automação)
4 - Fontes de energia para soldagem a arco elétrico Stud Welding para os modos Arco Retraído e Descarga Capacitiva.
5 - Monitoração e Inspeção aplicadas ao processo de soldagem Stud Welding: Aquisição e Tratamento de Dados de Soldagem, Ferramentas Estatísticas de Análise do Processo. Termografia aplicada à Soldagem. Descontinuidades e defeitos em Soldagem Stud Welding. Inspeção visual. Radiografia computadorizada.
6 - Normas aplicáveis ao Processo Stud Welding e Testes Mecânicos para Qualificação de Procedimentos. Exemplos de Qualificações de Procedimentos Stud Welding
7 - Práticas no processo Stud Welding (Arco Retraído e Descarga Capacitiva) – soldagem, instrumentação, testes mecânicos e inspeção.