Em segunda edição consecutiva, trabalho de membros do LABSOLDA recebe prêmio de melhor artigo no Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação ABCM – COBEF 2023

premio cobef2023 soldagem

O prêmio de melhor artigo apresentado no 12º COBEF foi concedido ao doutorando Alisson Fernandes da Rosa (POSMEC), referente ao trabalho científico desenvolvido no LABSOLDA “Technological insights into the tig multi-cathode welding process” que teve a participação do professores Régis Henrique Gonçalves e Silva; e Mateus Barancelli Schwedersky, além dos graduandos Tiago Ballmann de Campos e Felipe Batista (Eng. de Materiais).

O Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF) é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O COBEF é um congresso bienal e em 2023, ocorreu entre os dias 10 a 12 de maio em Brasilia/DF. Tradicionalmente, são apresentados trabalhos que abrangem diversos temas pertinentes aos processos de fabricação mecânica e suas áreas afins. Desde sua primeira edição realizada em Curitiba, em 2001, o COBEF se consagrou como o evento mais importante da Engenharia de Fabricação no Brasil. O COBEF tem contado com a participação de vários pesquisadores oriundos de universidades e centros de pesquisa nacionais e estrangeiros, bem como de profissionais da indústria nacional.

Nessa edição foram premiados dez trabalhos, um por área de conhecimento, como sendo os melhores artigos científicos apresentados durante o evento. Além do trabalho produzido no LABSOLDA/UFSC na categoria “Union and Assembly Processes”, foram premidos trabalhos nas áreas de “Additive Manufacturing”; “Project and Management”; “Product Engineering”; “Processes with Material Removal”; “Comp Vision, Control Sys, Robotics, Sensors & Act.”; “Materials Characterization and Processing”; “Metrology”; “Tribology” e “Metallurgical Processes”. A lista completa dos premiados foi divulgada nos sites da ABCM e do COBEF 2023 (https://eventos.abcm.org.br/cobef2023/programa/trabalhos-premiados/)


Melhor trabalho da área “Union and Assembly Processes”
• Título: Technological insights into the tig multi-cathode welding process
• Autores: Alisson Fernandes da Rosa; Tiago Ballmann de Campos; Felipe Batista; Mateus Barancelli Schwedersky; Regis Henrique Goncalves e Silva