Integrantes do LABSOLDA participaram da organização do XXVII COBEM com apresentações técnicas e demonstrações de tecnologias inovadoras de soldagem

apresentacao prof jair labsolda cobem 00

A 27ª edição do COBEM, realizada de 4 a 8 de dezembro em Florianópolis, SC, foi promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM, com a organização a cargo do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC. O LABSOLDA desempenhou um papel ativo nesse evento, apresentando artigos técnicos e auxiliando na organização.

No dia 8 de dezembro, o Prof. Jair Carlos Dutra, fundador do LABSOLDA, fez uma apresentação de divulgação do seu livro "Ciência e Tecnologia da Soldagem a Arco Voltaico: dos Fundamentos às Modernas Técnicas". Nesse mesmo dia, o LABSOLDA montou um estande para expor alguns de seus projetos de P,D&I, como a soldagem de pinos (Stud Welding) e a Manufatura Aditiva por Soldagem a Arco com Adição de Arame (Wire Arc Additive Manufacturing - WAAM). Adicionalmente, o LABSOLDA recebeu a visita de participantes do COBEM em suas instalações, onde foram apresentadas as tecnologias e inovações em desenvolvimento.

O COBEM, Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, é o principal evento da ABCM e reflete todos os temas das ciências mecânicas e da engenharia abordados pelas 19 comissões técnicas da ABCM. Atualmente, é um evento para cerca de 1.500 participantes e 1.200 contribuições. Nos últimos 50 anos, mais de 20.000 estudantes, professores e profissionais participaram do COBEM. É um fórum para discussões sobre teoria, aplicação, novos métodos experimentais e numéricos, política tecnológica e científica, financiamento, ensino e aprendizagem. É uma oportunidade para exposições e apresentações de empresas e instituições.

Mais informações do evento.