Palestra sobre Novas Tecnologias em Soldagem e sua Automação foi Apresentada no I COAMA

20190607 coama

O I COAMA (Congresso Amazônico de Mineração, Metalurgia e Materiais) aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2019 em Marabá, no estado do Pará, tendo como objetivo principal promover um amplo debate entre os segmentos vinculados à cadeia produtiva mineral.

Esta edição contou com uma apresentação do Prof. Dr. Régis Henrique Gonçalves e Silva (Supervisor do LABSOLDA). A palestra ocorreu no dia 07 de junho e teve como título "Novas Tecnologias em Soldagem e Automação Dedicadas a Revestimento Metálico e União de Chapas Espessas".

Resumo da palestra: A palestra introduz os processos clássicos de soldagem e aborda as variantes modernas dos processos MIG/MAG e TIG e Plasma, assim como inovações tecnológicas em sistemas integrados e de sensoriamento. Ênfase é dada em aplicações do setor de Mineração, caracterizado por grandes espessuras, cordões de solda de grandes comprimentos, geometrias complexas e presença de mecanismos de desgaste (por exemplo, abrasão). São descritos e discutidos processos de alta penetração e processos automatizados para revestimentos metálicos por Soldagem, em evolução como alvos de P&D em instituições de referência internacional e no Instituto de Soldagem e Mecatrônica da UFSC, LABSOLDA. Alguns exemplos são o processo híbrido Plasma-MIG, TIG Duplo Eletrodo, MIG/MAG com arco rotativo, e TIG com alimentação dinâmica de arame. Atrelada às investigações científicas das tecnologias, são apresentadas inovações tecnológicas geradas, assim como alguns cases de sucesso.

O evento foi realizado pela Unifesspa com a organização dos Centros Acadêmicos de Engenharia de Minas e Meio Ambiente (CAEMMA), Geologia (CAGEO-MAB) e Engenharia de Materiais (CAEMAT). Durante os três dias de realização do I COAMA, os congressistas puderam assistir a palestras de profissionais da área, reconhecidos por sua excelência, e também participaram de minicursos e mesas redondas.
Site do evento: https://coama2019.com/