Lean office: uma proposta para o LABSOLDA

:: Artigo completo

O objetivo principal da pesquisa foi o de desenvolver uma proposta de melhoria nos processos dos setores de compras e estoque de um laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do departamento de engenharia mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina, sob a perspectiva do Lean Office. Para o desenvolvimento do presente estudo, fez-se necessário revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A abordagem da pesquisa é qualitativa e sua natureza exploratória e descritiva. A pesquisa se caracteriza também por ser participante e um estudo de caso. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevistas. Foram realizadas entrevistas com cinco colaboradores envolvidos diretamente nos processos de compras e gestão de estoque. O estudo analisou processos dos setores de estoque e compras, identificando deficiências e propondo melhorias por meio das diretrizes do Lean Office.
Palavras-chave: Lean Office; Processos administrativos; Laboratório de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação.

Referência:
ANDRADE, Mariana de; JUNIOR, Gerson Rizzatti. Lean office: uma proposta para o LABSOLDA. Anais do XXII Colóquio Internacional de Gestão Universitária (XXII CIGU). Assunção – Paraguai, dezembro 2023.