Influência dos Procedimentos de Soldagem Sobre a Resistência à Cavitação de Depósitos Obtidos com a Utilização de Arames Tubulares de Aços Inoxidáveis Ligados ao Cobalto

Orientador: Prof. Jair Carlos Dutra, Dr. Eng.


RESUMO

Este trabalho avaliou a influência da automação e da variação dos parâmetros/procedimentos de soldagem sobre a resistência à cavitação, o aspecto superficial e a planicidade dos depósitos, empregados na recuperação das regiões erodidas de pás de turbinas hidráulicas. Os revestimentos foram executados nas posições plana e sobre-cabeça, a 450 do plano horizontal, através de célula de soldagem empregando-se MIG/MAG Térmico. No amanteigamento utilizaram-se eletrodos austeníticos AWS 309L e, para o revestimento, eletrodos austeníticos ligados ao Co. Durante a deposição foi implementada a técnica de tecimento planar, com velocidade constante da tocha, em conjunto com a monitoração do processo de transferência metálica e da temperatura de interpasse. Para qualificação dos depósitos empregou-se o teste acelerado de cavitação pelo método vibratório ultrasônico, segundo a norma ASTM G32/92, análise microestrutural (Microscopia Ótica, MEV e Difratometria) e ensaios de dureza e rugosidade superficial. Os resultados mostram que: (1) sob condições automatizadas, os depósitos apresentam, como esperado, planicidade e aspecto superficial com qualidade bem superior àquela obtida nas mesmas condições em soldagem manual; (2) a aplicação da técnica de tecimento planar exerce um importante papel sobre o período de incubação; (3) excelente performance frente à cavitação pode ser atingida na segunda camada de aço austenítico ligado ao Co, para os níveis de diluição opostos pela pulsação térmica; (4) a partir da automação pode-se fazer uma melhor avaliação dos defeitos que venham a surgir nos depósitos, isto é, eliminar a possibilidade da causa do defeito estar relacionada ao soldador; (5) os resultados da automação podem servir não só como base para treinamento dos soldadores, mas também como incentivo à viabilização da automação in-situ.

Palavras-chave: Cavitação; Automação; MIG/MAG Térmico; Revestimento; Diluição

REFERÊNCIA:

BARRA, S. R. Influência dos Procedimentos de Soldagem Sobre a Resistência à Cavitação de Depósitos Obtidos com a Utilização de Arames Tubulares de Aços Inoxidáveis Ligados ao Cobalto. 1998. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.