Estudo Sobre a Abertura e Estabilidade do Arco MIG na Soldagem do Alumínio

Orientador: Prof. Jair Carlos Dutra, Dr. Eng.

:: Dissertação Completa em PDF

Na soldagem MIG do alumínio, com corrente imposta e pulsada, tem-se o risco de não ocorrer a abertura do arco, podendo, por conseqüência, embolar o arame no mecanismo alimentador. Tal risco se deve à boa condutibilidade térmica e elétrica do alumínio e à aleatoriedade do contato do arame-eletrodo com o metal de base. Os resultados deste trabalho indicam que a geometria da ponta do arame é o principal fator de influência na abertura, mas, mesmo na condição mais crítica deste fator, que é a ponta arredondada, a abertura pode ser assegurada com o uso de uma elevada corrente de abertura. A soldagem com corrente pulsada, considerada mais adequada para o alumínio, envolve a difícil determinação do conjunto de parâmetros e variáveis do processo, dentre os quais a corrente de pulso é fundamental. Os experimentos com diferentes níveis de corrente de pulso, para arame ER4043 de 1,2 mm de diâmetro, indicam um melhor acabamento superficial do cordão depositado, e da região próxima a este, quando empregada corrente de pulso entre 160 e 200 A, sendo que, mesmo com deslocamento da tocha no sentido puxando, considerado desfavorável, os resultados são satisfatórios. O equilíbrio entre velocidade de alimentação e velocidade de fusão do arame determina a estabilidade do comprimento do arco, que, não sendo mantida, pode ocasionar fusão do arame-eletrodo com o bico de contato e enrolamento do arame no mecanismo de alimentação, ou o mergulho do arame-eletrodo na poça de fusão, provocando curto-circuito. A estabilidade do comprimento do arco pode ser conseguida através de controle sinérgico da altura do arco, operando pela modulação da freqüência de pulsos. O uso da tensão de base como indicador da altura do arco, sob certas condições, não foi eficaz, porém, mesmo sem um funcionamento perfeito, o controle sinérgico apresentou resultados positivos, indicando que a estabilização do comprimento do arco é fundamental para a qualidade da solda MIG com corrente pulsada aplicada ao alumínio.

Palavras-chave: MIG; alumínio; corrente pulsada; corrente de pulso, abertura do arco; comprimento do arco, controle sinérgico.

REFERÊNCIA:

SANTOS, T. F. Estudo Sobre a Abertura e Estabilidade do Arco MIG na Soldagem do Alumínio. 2000. 58 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.