Estudo e Desenvolvimento do Processo TIG com Alimentação Automática de Arame

UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Orientador: Prof. Jair Carlos Dutra, Dr. Eng.

:: Dissertação Completa em PDF

Este trabalho consiste no estudo do processo TIG com alimentação automática de arame para aplicação em revestimentos metálicos. Foi utilizado corrente contínua constante e corrente contínua pulsada, tanto na posição plana, como sobre-cabeça e como materiais de adição, arame maciço de aço e arame tubular de aço inox, de nome Cavitec. São mostradas comparações com o processo MIG/MAG, relativamente às taxas de deposição, adotando-se premissas adequadamente definidas. É apresentado também um inter-relacionamento das variáveis relevantes através de um modelo matemático. Propoe-se assim, uma ferramenta básica e fundamental para o Controle Sinérgico do Processo TIG com Alimentação Automática de Arame, em corrente pulsada.

Palavras-chave: Processo TIG; Alimentador de Arame; TIG alimentado automaticamente; TIG sinérgico; Automação.

REFERÊNCIA:

DELGADO, L. C. Estudo e Desenvolvimento do Processo TIG com Alimentação Automática de Arame. 2000. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.