Influência de Parâmetros e Variáveis da Soldagem Plasma Sobre as Características da Solda com Ênfase na Análise da Abertura e no Fechamento do Keyhole

Orientador: Jair Carlos Dutra - UFSC


:: Dissertação Completa em PDF

O principal obstáculo na implantação do processo plasma pela técnica keyhole é a falta de informações técnicas e operacionais, em especial no tocante às condições necessárias para realizar adequadamente a abertura e fechamento do keyhole. Com o intuito de contribuir para a eliminação deste problema, analisa-se neste trabalho a influência do uso –durante a abertura e fechamento- de rampas de vazão de gás de plasma, de corrente e de velocidade de soldagem sobre a qualidade da solda. Para atingir este objetivo, montou-se uma bancada de ensaios automatizada utilizando equipamentos e instrumentos de monitoramento projetados e construídos no LABSOLDA e, para permitir o controle da corrente, da vazão de gás de plasma e da velocidade de soldagem, desenvolveu-se um programa computacional específico. Todos os experimentos foram realizados em juntas de topo em I, com passe único e sem adição de material, sendo a maior parte deles, em chapa de aço carbono de espessuras de 2.0 a 6.35 mm, e em alguns casos também em aço 300M (AMS 6417). Foram comparados os resultados obtidos por soldagem com corrente contínua de valor constante e por soldagem com corrente contínua pulsada. Através deste estudo, constatou-se a importância do uso das rampas de corrente, do controle da vazão de gás de plasma e da velocidade de soldagem, particularmente no caso de soldagens trajetorias fechadas , em função da impossibilidade de descarte das extremidades do cordão.

REFERÊNCIA:

DÍAZ, V. V.  Influência de Parâmetros e Variáveis da Soldagem Plasma Sobre as Características da Solda com Ênfase na Análise da Abertura e no Fechamento do Keyhole. 1999. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.