UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Orientador: Prof. Carlos Alberto Schneider, Dr. Eng.
Coorientador: Prof. Jair Carlos Dutra, Dr. Eng.

:: Dissertação Completa em PDF

RESUMO

O trabalho teve por objetivo desenvolver técnicas e instrumentação úteis a monitoração de processos de soldagem a arco. A partir de um Estudo para a caracterização dos sinais de tensão e de corrente, e na experiência adquirida no projeto e fabricação de sistemas eletro-eletrônicos, foi formulada uma proposta contendo diretrizes para o projeto de sistemas de medição de grandezas elétricas para a aplicação em processos de soldagem a arco. Essas diretrizes de projeto compreendem um conjunto de recomendações a serem seguidas na construção de sistemas de medição, envolvendo aspectos como a escolha de transdutores, sistemas de aquisição de dados e metodologia para o projeto dos equipamentos de medição. Com o objetivo de avaliar a proposta de diretrizes foi feita a qualificação metrológica de tr6es sistemas de medição, desenvolvidos anteriormente no LABSOLDA, e que estão de acordo com as recomendações sugeridas. Para tanto, foi necessário um estudo sobre as fontes de incerteza presentes na medição da corrente e da tensão produzidas nos processos de soldagem a arco e o desenvolvimento de procedimento de calibração. Este procedimento de calibração mostrou que o desempenho metrológico dos sistemas de medição construídos atendem às exigências necessa'riaas para a correta medição da corrente e da tensão. Em função das características metrológicas apresentadas, esses sistemas de medição podem contribuir para a garantia de reprodutividade de um procedimento de soldagem.

Palavras-chave: Medição; Instrumentação; Medidas Elétricas.

REFERÊNCIA:

CORRÊA, M. A. Diretrizes de Projeto e Qualificação Metrológica de Sistemas de Medição de Grandezas Elétricas em Processos de Soldagem a Arco. 1999. 82 f. Dissertação (Mestrado em Metrologia) - Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.